segunda-feira, 22 de junho de 2009

RP: Do que somos capazes?

As Relações Públicas são todas as formas de comunicação planeada e contínua, para o exterior e o interior, entre uma organização e seus públicos com vista ao entendimento mútuo.

No plano interno, os profissionais de Relações Públicas procuram criar e manter um bom sistema de comunicação interna, obter uma boa imagem da organização e gerir a cultura organizacional.

A comunicação interna torna-se eficaz a partir do momento que se criam e implementam instrumentos capazes de manter os públicos internos devidamente informados e de recolher informação junto dos mesmos para assim melhorar a performance organizacional. Para esse efeito, os profissionais de Relações Públicas recorrem a diversos meios tais como publicações, encontros, reuniões, caixas de opiniões e sugestões, questionários, entre outros.

São também iniciativas internas a preparação e implementação do plano de acolhimento de novos colaboradores, bem como a organização de eventos técnicos, recreativos e desportivos.

A organização destes eventos gera confiança, estimula e envolve os vários públicos internos: trabalhadores, quadros, gestores e accionistas.

No plano externo, os Relações Públicas actuam em vários sentidos dada a diversidade de públicos de uma organização: Consumidores, Distribuidores, Prescritores, Fornecedores, Líderes de Opinião, Comunidade Financeira, Sindicatos e Associações Patronais, Comunidade Local, Órgãos de Soberania - Administração Central e Local, Órgãos de Comunicação Social e Público em Geral.

Todos os públicos mencionados anteriormente são importantes para uma organização por isso torna-se fundamental desenvolver programas específicos de comunicação para cada um deles.

Isto consegue-se através da utilização correcta de meios de Relações Públicas, tais como publicações, inaugurações, lançamentos, visitas a instalações, feiras, exposições, encontros, congressos, patrocínio, mecenato, atendimento, entre outros.

As Relações Públicas são uma arma poderosa nas mãos de qualquer organização que queira criar e desenvolver uma boa imagem junto dos seus públicos e, consequentemente, obter lucro.

Grandes, médias e pequenas organizações, com ou sem fins lucrativos, devem por em prática as Relações Públicas para assim alcançarem...

O SUCESSO!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário