terça-feira, 23 de junho de 2009

Entrevista DN, 15-06-2009

Liderar é saber comunicar
Ana Santiago diz que a atitude dos líderes também é crucial em tempos de crise

"Saber comunicar em público é meio caminho para o sucesso profissional, empresarial e, por conseguinte, a liderança de equipas. É com esta ideia que Ana Santiago veio dar formação no MBA (Master in Business Administration) em Gestão, que tem sido levado a cabo pela Ordem dos Economistas da Madeira, em colaboração com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

No seminário que proferiu, Ana Santiago abordou o "Desenvolvimento de Comunicações", na perspectiva de dar evidência à forma de falar em público, dado que hoje em dia "é necessário no mundo do trabalho, em reuniões com clientes, quando por vezes temos de dar a cara pela empresa na Comunicação Social, em determinados acontecimentos em que o empresário ou gestor tem que, de facto, fazer intervenções da melhor forma para não comprometer a imagem pessoal e profissional", resume. (...)

Isto tudo para chegar à ideia de liderança, principal aspecto do sucesso das empresas. "O líder, o chefe, o director de uma unidade hoteleira ou o responsável de uma empresa, por exemplo, têm de conseguir que os seus colaboradores de alguma forma sejam os tais seguidores", garante. "Por vezes são chefes, não líderes. Acredito que a liderança passa muito pela comunicação, tal como pela atitude, pela postura na vida, pela forma de estar e ser capaz de mobilizar as pessoas dessa forma", sentencia. (...)"

Notícia completa disponível em:
http://www.netmadeira.com/noticias/economia/2009/6/15/liderar-e-saber-comunicar
http://empregarmais.blogspot.com/2009/06/liderar-e-saber-comunicar.html

2 comentários:

  1. Ana,
    Queria felicitar-te pela tua iniciativa e alegra-me saber que estás no teu melhor, como sempre.
    Tenho muito para aprender contigo!
    Parabéns!

    Beijinhos
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sónia pela mensagem! Na verdade, aprendemos todos uns com os outros.
    Tudo de bom!
    Beijinhos, Ana

    ResponderEliminar