sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Falar em Público com Sucesso

Sabemos que a preparação é essencial para uma comunicação de sucesso. Contudo, agora vamos centrar as atenções no momento da intervenção e no desempenho do comunicador.

Apesar de existirem inúmeros aspectos que contribuem para uma comunicação de sucesso, destacamos cinco factores que consideramos essenciais, são eles:

1. Contacto com a audiência
A audiência é que justifica a sua presença. Procure contactar visualmente todas as pessoas que dela fazem parte, elas irão sentir-se importantes e consideradas.

2. Projecção da voz
Procure usar a voz de forma a valorizar o discurso, para isso varie o volume, o ritmo e o tom. E não esqueça que as pausas, quando bem utilizadas, poderão reforçar ideias, separar assuntos ou despertar a atenção das pessoas.

3. Linguagem corporal
É poderosa porque mesmo que esteja calado/a o corpo fala por si. Por isso, adopte uma postura natural, movimente-se adequadamente no espaço, imprima expressividade ao seu discurso.

4. Linguagem verbal
Deve ser clara, concisa e correcta. A mensagem deve ser enriquecida com exemplos, histórias, citações, entre outras coisas. Deve-se ter cuidado com as repetições e os tiques verbais.

5. Discurso dinâmico
Se deseja cativar a atenção da audiência a todo o momento, terá necessariamente que “inovar” desde o inicio ao fim da comunicação. O entusiasmo, o humor e a dramatização podem ser úteis.

Agora vai entrar em palco…
Imagine o sucesso, respire fundo, descontraia, goze momento…

5 comentários:

  1. Ola Ana, tenho seguido o teu blog e queria-te dar os parabens pois tens colocado posts muito interessantes.

    Continua...beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo elogio e pela força! Irei certamente continuar. Dentro em breve irei alargar os temas. Também se aceitam sugestões! Um beijinho e até breve!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana; há muito que não te via. Foi bom (re)ver-te pela UM, saber dos teus novos projectos e da existência dessa tese. Venha daí a obra!...
    Dia 30 lá/cá estarei.
    Um beijinho
    Fernando Jesus

    ResponderEliminar
  4. Olá Doutrora professora Ana Santiago, pelo começo já deu para perceber que se trata de um ex-aluno seu, é verdade. Cá me encontro a deixar a minha modesta opinião sobre o seu Blog. Parabéns por ele estar muito bem conseguido,o seu conteúdo é bastante rico, dadas as informações colocadas, ainda por cima vindos de uma especialista na área. Ainda estão bem presentes os seus ensinamentos académicos que tanta utilidade têm dado para que possa enfrentar cada vez mais a "selva" que é a sociedade actual em que vivemos. O exemplo dado por si,em aula, em que um "gato" que se vê ao espelho, e que a imagem reflectida é a de um "leão", é sem dúvida um exemplo sem precedentes que pretende provar que a nossa "identidade" é diferente da nossa "imagem", tanto para nos mesmos como para todos os outros! Agradeço-lhe todos e outros ensinamentos prestados e por esse motivo apraz-me referir que a dra.professora é, e será sempre uma docente que marcou de forma positiva e significativa a minha formação, graças a sua simplicidade, simpatia e inteligência. Um bem haja e até sempre! Beijinhos do aluno Vitor Pinto, do ISESP

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Vitor pela sua mensagem. Fico feliz por saber que o marquei de forma positva. Votos de muito SUCESSO e até breve! Ana Santiago

    ResponderEliminar