domingo, 12 de julho de 2009

Festivais de Verão 2009

Tradição e Comunicação
Verão em Portugal é sinónimo de festivais de música e, alguns deles, com bastante tradição.
Com mais de 15 anos de existência temos o “Festival Noites Ritual” que surgiu no Porto em 1992, o “Festival Paredes de Coura” que nasceu no Minho-Lima em 1993 e o “Festival Super Bock Super Rock” que contou com a sua primeira edição em 1994, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Desde, então, são inúmeros os festivais de música que se realizam em Portugal.
Um fenómeno de comunicação interessante é o facto de quase sempre estes festivais estarem associados a grandes marcas nacionais, conferindo-lhes enorme visibilidade, notoriedade e, sobretudo, um contacto directo com os seus públicos de interesse.
Nos últimos anos, têm surgido novos festivais com a assinatura de grandes marcas. No presente ano, assistimos ao lançamento do Sumol Summer Fest, realizado nos dias 26 e 27 de Junho, na Praia de Ribeira d’Ilhas – Ericeira.
Mas mesmo os eventos mais antigos não resistiram a esta tentação. Um bom exemplo disso é o “Festival do Sudoeste” que surge pela primeira vez em 1997 e em 2005 vê o seu nome associado à TMN.
Outros dois eventos que merecem ser aqui referenciados, pela sua dimensão e comunicação, são os festivais Optimus Alive e o Delta Tejo, apesar de contarem apenas com três edições.

Comentários na WEB
A comunicação dos festivais tem passado muito pela blogosfera, até porque esta é uma das ferramentas mais utilizadas pela faixa etária destes eventos. Talvez por isso se invista tanto nestes sites e na dinamização dos mesmos.
Os comentários e discussões mais comuns são relativos a programação dos concertos/bandas confirmadas, concursos e passatempos e, ainda, datas e preços dos eventos.
Um estudo promovido pelo E.Life Seara.com/Meios&Publicidade, entre Julho 2008 e Junho 2009, mostra-nos o ranking dos festivais mais comentados na internet. No topo da lista está o Optimus Alive, em segundo lugar, o Super Bock Super Rock e, em terceiro lugar, o Delta Tejo.
O Rock in Rio, que tinha ficado no topo da lista no ano anterior, não contou para este estudo já que a próxima edição será realizada só em Maio de 2010.

Agenda dos Festivais 2009
Disponível em: http://agendaconcertos.com/festivais/

Sem comentários:

Enviar um comentário